Odemira recebe extensão de Festival Internacional de Cinema Ambiental

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, a vila de Odemira recebe uma extensão do CINE ECO – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, numa iniciativa integrada no Festival Earthfest, que irá decorrer em São Luís. Ao longo dos três dias serão apresentados diversos filmes e documentários, no Cineteatro Camacho Costa, com entradas gratuitas.

Na sexta-feira, pelas 21.45 horas haverá um momento de apresentação Oficial do Festival EARTHfest' 2022, seguindo-se a apresentação do documentário “Une Fois que tu Sais / Assim que Souberes”, realizado por Emmanuel Cappelin (França, 104', M/16). Este é um filme que resume o ponto em que estamos: confrontados com os problemas ambientais e conscientes de que o colapso da nossa civilização industrial é inevitável.

No sábado dia 14 de maio, pelas 21.00 horas, é exibido o documentário “I Am Greta - Eu Sou Greta”, de Nathan Grossman (Suécia/ EUA/ Alemanha/ Reino Unido, 101’, M/12). Nesta sessão especialmente dirigida aos jovens, abordando-se os temas do ativismo e da mediatização, seguindo a jovem ativista sueca Greta Thunberg na sua cruzada mundial pelo clima, intervindo junto de políticos, organizações e das pessoas, confrontando-se também consigo mesma enquanto adolescente.

Pub

Na tarde de domingo, 15 de maio, pelas 15.00 horas, é apresentado o EARTHfest'2022 Kids Compacto, para o público infantil. Trata-se de um conjunto de curtas-metragens da seleção oficial do Festival CineEco de 2021, que contam aos mais novos, de forma emotiva e divertida, histórias sobre questões ambientais que afetam o nosso planeta, aventuras em que os heróis somos nós! (Animação/ Ficção, M/6).

Pelas 18.00 horas de domingo, a extensão do CINE ECO em Odemira termina com a apresentação do documentário “Last Days at Sea / Os últimos dias no mar”, de Venice Atienza (Filipinas e Taiwan, 75’, M/12). Neste filme, a realizadora acompanha um jovem de 12 anos que vive numa remota aldeia de pescadores no sul das Filipinas, eternizando momentos que em breve ficarão para trás quando for para a escola na cidade.

O Festival Earthfest é uma organização das entidades Fareduca e Miau, com o apoio do Município de Odemira. Este evento impulsionou a vinda a Odemira de uma extensão do CineEco, o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental, que se realiza desde 1995, por iniciativa do Município de Seia.

Na sua 10ª edição, o festival Earthfest chega pela primeira vez no Alentejo, entre 13 a 15 de maio. Para assinalar o Dia Mundial da Terra e celebrar o Planeta, a Arte e a Vida, elege como tema "O Poder das Histórias".

Pub

A iniciativa desafia para uma jornada transformativa e celebrativa, com conversas, contemplação, expressão e co-construção, workshops, concertos, espetáculos e exposições, passeios, gastronomia e cinema.

Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…