Festa do Cinema Italiano acontece em Lagos pela primeira vez 

A Festa do Cinema Italiano estreia-se em Lagos de 25 a 28 de maio, em parceria e com o apoio da Câmara Municipal de Lagos. Além das novidades e antestreias deste ano, a Festa leva à cidade de Lagos conversas e sessões infantis na Biblioteca Municipal.

O programa começa na quarta-feira, 25 de maio, com o filme "L’arminuta, de Giuseppe Bonito, as vivências tragicómicas de um casal que tenta sobreviver ao seu quotidiano, entre fraldas e amigos em crise.

Pub

No dia seguinte, é exibido o filme "Uma Livraria em Paris", de Sergio Castellitto, uma comédia romântica inspirada num argumento nunca filmado de Ettore Scola, e o mais recente filme do ator e realizador Sergio Castellitto, depois do sucesso de "Fortunata".

Sexta-feira, 27 de maio, é exibido "E noi come stronzi rimanemmo a guardare", de Pif. A falta de garantias sociais e a fragilidade económica são o ponto de partida da nova sátira de Pif, uma comédia original com um olhar crítico sobre o excesso de poder dado à tecnologia e aos algoritmos informáticos que marcam cada vez mais o ritmo da nossa vida.

Sábado, 28 de maio, começa com a sessão infantil "O Pequeno Mundo de Leo", de Giulio Gianini. Também uma sessão dedicada ao público infantil com filmes de Giulio Gianini, um dos mestres do cinema de animação, autor de grandes obras-primas realizadas com a técnica de stop-motion e do autor Leo Lionni, criador de vários livros infantis.

À tarde, o clássico "Mamma Roma", de Pier Paolo Pasolini. Um retrato neorrealista de martírio maternal que marca uma transição na filmografia inicial do subversivo Pasolini com a diva italiana Anna Maganani. Seguidamente, haverá um encontro com leituras em torno da obra do autor, realizador e intelectual Pier Paolo Pasolini.

Pub

Encerra-se esta edição em Lagos com a comédia italiana "Come un gatto in tangenziale - Ritorno a Coccia di Morto", de Riccardo Milani, uma comédia sarcástica que convida a refletir sobre as grandes questões socioculturais, apoiada num elenco de luxo que promete muitas gargalhadas.

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso com o apoio da Câmara Municipal de Lagos e da Biblioteca Municipal, sendo que todos os filmes serão legendados em português. Dada a lotação do espaço, para fazer parte desta celebração do cinema italiano é possível fazer a inscrição através do email biblioteca@cm-lagos.pt ou do telefone 282 767 816.

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Espetáculo
Espetáculo que explora lendas algarvias sobe aos palcos de Lagos e Lagoa

O espetáculo multidisciplinar «Lugar», que pretende “celebrar a cultura, a história e os valores que unem a comunidade algarvia”, explorando

Carla Pontes
Lagoa: Cantora Carla Pontes apresenta em concerto primeiro álbum de originais

A cantora Carla Pontes vai lançar o seu primeiro álbum a solo, intitulado «O Mar em Mim», com 12 temas inéditos de casta portuguesa, que

Lídia Jorge
Livro de crónicas de Lídia Jorge vai ser apresentado em Loulé

A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, vai acolher na quarta-feira, 25, às 21:00 horas, a apresentação do último

Loulé
Câmara de Loulé atribui mais de 300 mil euros ao movimento associativo cultural

O município de Loulé celebrou um contrato-programa com as associações locais que atuam na área cultural e recreativa, atribuindo a