Jornadas escolares mobilizam alunos para aventura em Odemira

As Jornadas Escolares de Odemira estão agendadas para amanhã, sexta-feira, dia 13 de maio, com a participação de 300 alunos dos vários agrupamentos de escolas do concelho, para um dia de atividades dedicadas à cultura e património, participação cívica, desporto e promoção ambiental.

A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira, no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo.

Pub

Ao longo do dia, o Município propõe diversos desafios e atividades em diferentes espaços da vila de Odemira, dirigidas aos vários níveis de ensino, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário e profissional.

Para um contacto com gestão autárquica e com a Democracia estão agendadas visitas ao edifício dos Paços do Concelho e à exposição “Testemunhos de abril”.

No desporto, estão previstas visitas às Piscinas e ao Estádio Municipal, onde o andebol é a modalidade a explorar, bem como a canoagem no rio Mira. Na componente cultural, estão preparadas visitas ao Moinho de Vento, à Igreja da Misericórdia de Odemira e aos Marcos da Barca na zona ribeirinha, uma Hora do Conto e visita à Biblioteca Municipal José Saramago.

No Jardim da Fonte Férrea, os alunos são convidados a plantar árvores, experimentar jogos tradicionais e muitas brincadeiras. Há ainda tempo para música e pintura de mural no Jardim Sousa Prado.

Pub

Com o objetivo de partilhar conhecimento e estimular o interesse pela leitura, o Município de Odemira vai oferecer aos alunos participantes nas Jornadas Escolares um conjunto de obras literárias sobre o concelho de Odemira.

«Enquanto membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, o Município de Odemira procura proporcionar experiências de ensino fora do contexto escolar, no sentido de inspirar a identidade cultural e sentimento de pertença ao território», adianta o município odemirense.

«As cidades educadoras trabalham para que a Educação seja um eixo transversal de todas as políticas locais, assente no princípio que a Educação transcende as paredes da escola», remata o executivo.

Pub
Mais em Educação & Ciência
Tavira
Encontro escolar de robótica submarina realizado em Tavira

O encontro regional escolar de robótica submarina decorreu na quarta-feira, 18, nas piscinas Municipais de Tavira, organizado pelo Centro

Cientistas testam novos sistemas inteligentes de monitorização de vinhas

Uma equipa multidisciplinar, liderada por investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade…

“Viver o Verão” em Lagos tem inscrições abertas

O programa de ocupação de tempos livres de verão do município de Lagos tem inscrições abertas para crianças e juniores.

Maria João Bebianno distinguida por Mérito Científico

CCDR Algarve saúda a investigadora da Universidade do Algarve. A Ministra da Ciência e Tecnologia…