António Guterres, secretário-geral da ONU / in Agência Brasil

Guerra na Ucrânia gera preocupação com fome global

Para António Guterres, secretário-geral da ONU, o conflito ameaça a segurança alimentar no mundo

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse nesta quarta feira (11) que está profundamente preocupado com o risco de generalização da fome, uma vez que a guerra na Ucrânia ameaça a segurança alimentar em diferentes partes do mundo.

De acordo coma Agência Brasil, Guterres também disse que as conversações estão em andamento para a retirada de mais civis das zonas de conflito na Ucrânia, e expressou confiança de que mais saídas irão acontecer no futuro.

Pub

Entretanto, minimizou a perspectiva de que conversações de paz sobre a Ucrânia aconteçam em breve.

A guerra na Ucrânia fez subir os preços globais de grãos, óleos de cozinha, combustíveis e fertilizantes, e agências da ONU alertaram que as altas de preços agravarão a crise alimentar na África.

A invasão russa da Ucrânia, iniciada em fevereiro, perturbou a navegação no Mar Negro, uma rota importante para grãos e outras commodities, estrangulando as exportações da Ucrânia e da Rússia.

"Devo dizer que estou profundamente preocupado, ou seja, com os riscos de que a fome se generalize em diferentes partes do mundo devido à dramática situação de segurança alimentar que estamos enfrentando por causa da guerra na Ucrânia", disse o secretário-geral da ONU.

Pub

De acordo com a Agência Brasil, num evento anterior, Guterres disse que chegará o momento em que ocorrerão negociações de paz sobre a Ucrânia, mas não acredita que esse momento seja no futuro próximo.

"Esta guerra não vai durar para sempre. Haverá um momento em que as negociações de paz acontecerão", disse Guterres numa conferência de imprensa com o presidente austríaco, Alexander Van der Bellen.

Pub
Artigos Relacionados
Mais em Internacional
MbZ, “homem forte” do Médio Oriente, novo presidente dos EAU

Mohamed bin Zayed (MbZ), um dos homens mais poderosos do Médio Oriente, depois da morte do seu irmão Khalifa, tormou-se no novo emir de Abu Dabi …

Algarve: imóvel de € 10 milhões, de Abramovich, está ‘congelado’

Portugal mantém congelado desde março um imóvel valorizado em 10 milhões de euros que o oligarca russo Roman Abramovich tem no Algarve …

Chefe de inteligência da Ucrânia diz que Putin tem cancro

O chefe da inteligência militar da Ucrânia disse nesta sexta-feira (13) que o presidente russo, Vladimir Putin,…

Ucrânia e Rússia: o que você precisa saber agora

A Agência Reuters publicou uma análise atual aos acontecimentos e sua evolução ou consequências futuras da guerra na Ucrânia