Foto de ilustração (arquivo)

Eclipse total da Lua no domingo à noite e madrugada de 2a feira

Mais um fenómeno natural pode ser observado no domingo à noite e madrugada de 2a feira - eclipse total da Lua vs "Lua de Sangue".

No domingo à noite e madrugada de segunda feira (16), a Lua vai ficar encoberta pela sombra da Terra, devido ao alinhamento entre Sol, Terra e Lua, causando o eclipse total da Lua.

Neste fenómeno natural a Terra funcionará como uma espécie de filtro, permitindo que a Lua fique avermelhada, gerando assim a famosa “Lua de Sangue”, como vulgarmente se apelida a sua imagem em situação de eclipse total.

Pub

A visualização da Lua durante a situação de eclipse, ficará 7% maior do que o normal e ganha a coloração avermelhada porque a única luz solar que a atinge passa pela atmosfera da Terra. E quanto mais poeira ou nuvens houverem na atmosfera da Terra durante o fenómeno, mais vermelha a Lua se apresentará.

"É como se todos os dias, o amanhecer e o entardecer no mundo fossem projetados na Lua", explica a Nasa no seu site. 

Será visto em melhores condições na América do Norte, em países como os Estados Unidos, México e Canadá, localizações onde as pessoas não precisarão usar binóculos nem telescópios: basta observar a Lua naturalmente.

Para quem está no hemisfério Sul, em países como o Brasil, boa parte do eclipse ficará visível, mas a Lua desaparecerá do céu antes do eclipse terminar. O mesmo irá acontecer na Europa.
Já na Ásia e na Oceania, o começo do evento não poderá ser observado, sendo que na África e no Oriente Médio o eclipse não será mesmo visível.

Pub

No horário de Portugal, conforme o diariOnline Região Sul já noticiou, o fenómeno começará a formar-se às 02:32 horas do dia 16 e o seu ápice (eclipse total) ocorrerá pelas 05:11 horas da madrugada.

O fim do evento está previsto para às 07:51 horas.

Pub
Mais em Sociedade
Bordeira
Aljezur: Austríaco morre e compatriota está desaparecido na praia da Bordeira

Um homem de nacionalidade austríaca morreu hoje, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, na praia da Bordeira, no concelho de

Rally de Portugal começou em Coimbra com 22 mil a assistir e Neuville a liderar

Fantástica estreia da Super Especial de Coimbra no Vodafone Rally de Portugal, com uma multidão a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos

Vinhos
Vinhos do Alentejo apresentam programa de produção sustentável no Reino Unido

Dar a conhecer o selo de produção sustentável, inédito em Portugal, dos vinhos do Alentejo é o objetivo da iniciativa da Comissão Vitivinícol

Janelas
Casa do Povo convida olhanenses a enfeitarem portas e janelas

A Casa do Povo do Concelho de Olhão convidou os olhanenses a participarem no evento «Janelas e Portas Floridas», enfeitando as suas casas