O renascimento das viagens há muito esperado chegou ao centro global de aviação. (Foto AP/Kamran Jebreili, Arquivo)

Viagens: aeroporto de Dubai regista trimestre mais ativo em vários anos

O Aeroporto Internacional de Dubai, o mais movimentado do mundo para viagens internacionais, informou nesta quinta-feira (12) que movimentou mais de 13,6 milhões de passageiros nos primeiros três meses de 2022 – mais do que o dobro do número do ano passado num sinal claro de que o aguardado renascimento das viagens está a chegar ao centro global de aviação.

De acordo com a notícia veiculada pela Associeted Press, a contagem de passageiros deste trimestre representa a mais movimentada do aeroporto desde o ataque do coronavírus em 2020, quando comparado com apenas 5,7 milhões de passageiros foram registados no mesmo período do ano passado.

Pub

Num sinal, no entanto, de que os mercados de longa distância ainda precisam recuperar totalmente da pandemia, o CEO Paul Griffiths disse que o aeroporto não esperava ver o tráfego de trânsito de volta aos níveis pré-vírus por pelo menos mais dois anos. Ainda assim, o tráfego aéreo melhorou à medida que as nações em todo o mundo afrouxaram as restrições de viagem devido ao Covid-19, designadamente regras de testes e vacinação.

Tem sido extremamente encorajador”, disse Griffiths à Associated Press, elogiando os esforços do governo para manter a fronteira de Dubai aberta, vacinar agressivamente e introduzir políticas que atraíram uma força de trabalho internacional. “Agora estamos a ver um ressurgimento maciço. (...) Um setor totalmente novo da população mundial está a começar a olhar para Dubai como um lugar muito credível e atraente para se viver e trabalhar.

O principal ponto de trânsito leste-oeste, lar da Emirates, há muito tempo a jóia das empresas estatais do Dubai, deve receber 58,3 milhões de passageiros em 2022.

Salienta que a notícia refere que o tráfego de passageiros deste ano até agora foi impulsionado pelos destinos confiáveis ​​do aeroporto e mercados de origem com grandes populações de expatriados no Dubai – Índia, Paquistão e Reino Unido.

Pub

Mais recentemente, depois dos tanques russos terem entrado na Ucrânia e o Ocidente empilhado sanções ao Kremlin, o aeroporto de Dubai tornou-se um dos poucos corredores de voos restantes da Rússia, lê-se na notícia da Associeted Press.

Grandes empresas americanas transferiram funcionários da Rússia para os Emirados Árabes Unidos. A federação do Golfo Árabe evitou críticas abertas à guerra da Rússia contra a Ucrânia e não impôs as sanções impostas pelo Ocidente. 

Os Emirados Árabes Unidos também oferecem vistos de entrada múltipla de três meses na chegada aos russos. Os voos da Emirates entre Dubai e Rússia continuaram.

Desde que as tensões na Ucrânia e na Rússia começaram, Dubai permaneceu aberta a pessoas vindas dessas áreas”, disse Griffiths, dizendo que não poderia fornecer uma pormenorização do tráfego de passageiros da Rússia. “Onde outros fecharam as fronteiras, continuamos abertos.” - salientou.

Pub
Mais em Sociedade
Algarve
Pensar o Algarve 2030 ausculta populações do interior

As sessões de auscultação da população sobre «Pensar o Algarve 2030 – Estratégias para o interior», promovidas pela Associação In Loco,

Farol
Ilha do Farol é um dos “tesouros escondidos” na Europa

A Ilha do Farol, no concelho de Faro, foi nomeada para a lista de 22 “tesouros escondidos” revelada pelo site European Best Destinations

Helena Carreiras
Ministra da Defesa preside à cerimónia militar do Dia da Marinha em Faro no domingo

As celebrações do Dia da Marinha em Faro encerram amanhã, domingo, 22, com especial destaque para a cerimónia militar no jardim Manuel Bivar

Portimão
Semana Intercultural junta comunidades de migrantes de Portimão

A Semana Intercultural de Portimão vai decorrer entre 23 e 29 de maio, sob o mote da diversidade cultural, visando “promover a vivência das