Foto: Reuters / Stephanie McGehee

Presidente dos Emirados Árabes Unidos morre aos 73 anos

Morte do sheik Khalifa bin Zayed Al Nahyan foi confirmada pela agência de notícias estatal WAM; luto oficial de 40 dias entra em vigor nesta sexta-feira, 13

O presidente dos Emirados Árabes Unidos, sheik Khalifa bin Zayed Al Nahyan, um modernizador pró-ocidente que alinhou o Estado árabe do Golfo mais próximo dos Estados Unidos e seus aliados, morreu nesta sexta-feira.

O Ministério de Assuntos Presidenciais anunciou a morte de Khalifa, que também era governante do emirado mais rico dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, mas não divulgou mais pormenores, segundo a Reuters.

Pub

Khalifa, nascido em 1948, raramente era visto em público desde que sofreu um derrame em 2014. As orações fúnebres serão realizadas na sexta-feira, disse a agência de notícias estatal WAM.

"Os Emirados Árabes Unidos perderam o seu filho justo e líder da 'fase de empoderamento' e guardião da sua jornada abençoada", disse o seu meio-irmão e príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Mohammed bin Zayed, no Twitter, elogiando a sabedoria e generosidade de Khalifa.

Provável sussessor será MbZ

Mohammed, conhecido como MbZ, há anos é o governante de fato dos Emirados Árabes Unidos, um produtor de petróleo da OPEP e um importante centro de comércio e turismo que se mudou para construir a sua influência política na região e no exterior.

De acordo com a Reuters, MbZ está prestes a tornar-se o novo governante de Abu Dhabi, que detém a maior parte da riqueza petrolífera dos Emirados Árabes Unidos e ocupa a presidência desde a fundação da sua federação pelo pai de Khalifa, o falecido Sheikh Zayed bin Sultan al-Nahyan, em 1971.

Pub

De acordo com a constituição, o vice-presidente e primeiro-ministro Sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum, governante de Dubai, atuaria como presidente até que o conselho supremo federal que agrupa os governantes dos sete emirados se reúna dentro de 30 dias para eleger um novo presidente.

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram a partit de hoje (13), um período de luto de 40 dias com bandeiras hasteadas a meia haste e suspenderam o trabalho em todas as organizações do setor público e privado por três dias.

Pub
Mais em Internacional
CNN: “Oh! Pai da pátria”, o abraço caloroso de Marcelo a Xanana (c/vídeo)

Marcelo Rebelo de Sousa está em Timor numa curta visita de três dias. Esteve presente na…

Portugal lamenta e repudia retaliação da Rússia (c/vídeo)

Portugal lamenta e repudia a decisão da Rússia de expulsar cinco funcionários da embaixada portuguesa em Moscovo

EUA confirmam primeiro caso de varíola do macaco em 2022

Sintomas da doença incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e…

Portugal recebe cabo da Google que liga Europa a África

Portugal recebeu um cabo submarino de fibra óptica de última geração da Google que liga…