Fuseta

Concluído estudo prévio do projeto de reabilitação do salva-vidas da Fuseta

O estudo prévio de arquitetura do projeto de reabilitação e musealização do edifício do Instituto de Socorros a Náufragos da Fuseta já foi concluído, anunciou a Câmara de Olhão.

“O documento, essencial para o processo, resulta de uma primeira avaliação minuciosa do estado de conservação do edifício mais icónico da vila, durante o qual, através do recurso às mais modernas tecnologias, se fez o diagnóstico e a avaliação do seu estado de conservação, quer estrutural, quer construtivo”, refere a autarquia.

Pub

O estudo prévio, apresentado pelos arquitetos ao presidente da autarquia, António Miguel Pina, e ao vereador das Obras Públicas, Ricardo Calé, foi, agora, enviado para as entidades que detêm a tutela do salva-vidas, para que a sua posse seja, definitivamente, transferida para a autarquia, que, só então, poderá avançar com a intervenção.

A requalificação do edifício histórico prevê a sua reparação estrutural, reabilitação arquitetónica e funcional e posterior transformação daquele espaço num polo museológico que, sob a alçada do Museu Municipal de Olhão, se constituirá como o Centro Interpretativo da Paisagem e do Património.

A Estação de Socorros a Náufragos da Fuseta foi construída em pleno Estado Novo, na segunda metade do século XX.

Em 1996, as chaves foram entregues pelo Instituto de Socorros a Náufragos à direção-Geral do Património do Estado, tendo estado fechado desde então.

Pub

“A singularidade da sua implementação no interior da ria Formosa e o desenho de vanguarda modernista, a par da estima que a população da Fuseta e de todo o concelho votam ao edifício mais marcante da paisagem da vila, fazem com que a autarquia tenha posto mãos à obra de reabilitação do salva-vidas, e dar-lhe vida nova enquanto ponto de encontro de cultura, património, etnografia e memória”, salienta a autarquia de Olhão.

Pub
Mais em Sociedade
GNR apreende metais não preciosos em Almancil e constituiu um arguido

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Almancil, ontem, dia 19 de maio,

Dois detidos em Lagoa na posse de 170 doses de cocaína e heroína

Dois homens de 22 e 32 anos foram detidos no dia 18 de maio por tráfico de estupefacientes, no concelho de Lagoa, segundo informação do

Marchas e arraiais voltam às noites de junho em Portimão 

No mês em que começa o verão, Portimão prepara-se para viver dias de grande animação…

Bombeiros de Monchique com novo veículo de combate a incêndios

Os Bombeiros Voluntários de Monchique melhoram a sua capacidade de combate a incêndios. Este veículo,…