Edifício da Câmara Municipal de Albufeira

Água sem fronteiras passa por Albufeira

Os alunos integrados no projeto ERASMUS+ intitulado “Water Without Borders” (Água sem Fronteiras) foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no Dia da Europa, por José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

O projeto que integrou alunos de vários países da Europa, nomeadamente Eslováquia, Itália, Portugal e Turquia, promove a utilização da água de modo sustentável, tendo em conta o seu incalculável valor económico, ambiental e social, fundamental para a sobrevivência do Homem e dos ecossistemas.

Pub

Assim, no dia 9 de maio, Dia da Europa, José Carlos Rolo, recebeu os alunos e professores participantes do projeto “Water Without Borders” (Água Sem Fronteiras) ao abrigo do programa de mobilidade ERASMUS+.

Os jovens estudantes do 11º.ano das turmas de Ciências Socioeconómicas e Humanidades conheceram o edil, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

«Albufeira é uma cidade onde residem pessoas de cerca de 70 nacionalidades diferentes por isso, é para nós uma honra receber pessoas de vários países», revelou o autarca aos 38 participantes presentes, 13 professores e 25 alunos, dos vários países europeus.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira reforçou, também, a importância do tema do projeto defendendo que «as alterações climáticas são muitas vezes abordadas, mas pouco se tem feito em prol de um planeta mais sustentável. Os jovens têm um papel fundamental na consciencialização dos mais velhos para estas temáticas».

Pub

«Na cidade residem 43 mil habitantes mas durante a época alta, nos meses de julho e agosto, recebemos mais de 500 mil pessoas. Desta forma, é necessário que se pensem nas atividades e infraestruturas, tanto do ponto de vista do consumo de água quanto do saneamento, em ambas as
situações».

«O Algarve é uma área onde é importante que se comece a pensar na aquisição de dessalinizadores podendo assim, aproveitar a água do mar para o consumo», concluiu.

A cerimónia encerrou com a entrega de uma lembrança aos participantes do projeto, de onde constava, entre outros, um livro com a história da cidade.

Pub
Mais em Educação & Ciência
Tavira
Encontro escolar de robótica submarina realizado em Tavira

O encontro regional escolar de robótica submarina decorreu na quarta-feira, 18, nas piscinas Municipais de Tavira, organizado pelo Centro

Cientistas testam novos sistemas inteligentes de monitorização de vinhas

Uma equipa multidisciplinar, liderada por investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade…

“Viver o Verão” em Lagos tem inscrições abertas

O programa de ocupação de tempos livres de verão do município de Lagos tem inscrições abertas para crianças e juniores.

Maria João Bebianno distinguida por Mérito Científico

CCDR Algarve saúda a investigadora da Universidade do Algarve. A Ministra da Ciência e Tecnologia…