Ucrânia, 10 de maio de 2022. Reuters/Ricardo Moraes/Foto de arquivo

Ucrânia e Rússia: o que você precisa saber agora

A Agência Reuters publicou uma análise atual aos acontecimentos e sua evolução ou consequências futuras, decorrentes da invasão russa da Ucrânia

Forças ucranianas destruíram partes de uma coluna blindada russa enquanto tentava atravessar um rio na região de Donbas, mostrou um vídeo de militares ucranianos, enquanto Moscovo, segundo a Reuters, parecia estar reorientando seu ataque no leste.

BRIGANDO

* A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, disse que as negociações com a Rússia para retirar os combatentes da central sitiada de Azovstal em Mariupol foram "muito difíceis" e enfatizou que seu governo quer resgatá-los.

Pub

* O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, pediu um cessar-fogo imediato quando falou por telefone com o seu colega russo Sergei Shoigu pela primeira vez desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro, disse o Pentágono.

Questões atuais de segurança internacional foram discutidas pelos dois homens, incluindo a Ucrânia, segundo a agência de notícias TASS, citando o Ministério da Defesa russo.

ECONOMIA E NATO

* Os ministros das Relações Exteriores do grupo G7 de países ricos apoiaram o fornecimento de mais ajuda e armas à Ucrânia no que a Alemanha chamou de "poderoso sinal de unidade" para aprofundar o isolamento global da Rússia. 

* O mundo não ficará sem petróleo, mesmo com uma produção menor da Rússia, atingida pelas sanções, disse a Agência Internacional de Energia (AIE). Ele cortou as suas previsões de perdas de oferta para um milhão de barris por dia (bpd) em comparação com 1,5 milhões de bpd previstos no mês passado.

Pub

* A União Europeia espera um acordo para impor um embargo gradual ao petróleo russo este mês, apesar das preocupações com a oferta na Europa Oriental, disseram diplomatas.

* A adesão da Suécia à NATO aumentaria a segurança nacional e ajudaria a estabilizar as regiões nórdicas e bálticas, disse o ministro das Relações Exteriores da Suécia, um dia depois da Finlândia ter dito que tentaria juntar-se à aliança liderada pelos EUA.

A Turquia não apoia a adesão sueca e finlandesa, disse o presidente Erdogan. A Turquia criticou no passado a Suécia e outros países da Europa Ocidental por lidarem com organizações consideradas terroristas por Ancara, incluindo grupos militantes curdos, escreve a Reuters

CITAR

"Tínhamos uma vida pacífica. Eles não precisavam fazer isso", disse Roman Meleshenko sobre um ataque com mísseis russos no Palácio da Cultura de Dergachi, onde ele organizou shows infantis. O centro, de acordo com a Reuters, também serviu como base de distribuição de ajuda humanitária. 

Moscovo nega atacar civis.

Pub
Pub
Mais em Internacional
CNN: “Oh! Pai da pátria”, o abraço caloroso de Marcelo a Xanana (c/vídeo)

Marcelo Rebelo de Sousa está em Timor numa curta visita de três dias. Esteve presente na…

Portugal lamenta e repudia retaliação da Rússia (c/vídeo)

Portugal lamenta e repudia a decisão da Rússia de expulsar cinco funcionários da embaixada portuguesa em Moscovo

EUA confirmam primeiro caso de varíola do macaco em 2022

Sintomas da doença incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e…

Portugal recebe cabo da Google que liga Europa a África

Portugal recebeu um cabo submarino de fibra óptica de última geração da Google que liga…