
Café Memória Portimão vai ser ponto de encontro
O Município de Portimão, a Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra assinaram um protocolo de colaboração relativo ao Projeto Café Memória, visando a
operacionalização na cidade de um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores.
O Café Memória Portimão vai arrancar em setembro próximo, naquele que é o “Mês da Pessoa com Demência”, e irá possibilitar a partilha de experiências e suporte mútuo, proporcionando um ambiente acolhedor, reservado e seguro, no qual é facilitada a interação e oferecido apoio emocional.
Também será dada informação útil e promovida a participação das pessoas em atividades lúdicas, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal.
A missão do Café Memória consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. A autarquia portimonense sublinha ainda que se pretende «sensibilizar a comunidade para a problemática das demências e envolvê-la na prossecução dos seus objetivos, nomeadamente através da prática de voluntariado».
A autarquia vai apoiar a Alzheimer Portugal com o valor anual de 3.500 euros, correspondente à criação na cidade do Café Memória, que funcionará a
partir de setembro deste ano, uma vez por mês, numa sala do Museu de Portimão.