Lagoa iluminou-se de azul

Em Lagoa, foram várias as iniciativas levadas a cabo, durante o mês de abril, entre elas a iluminação de vários edifícios com cor azul, com o objetivo de alertar para a importância de cuidar dos mais jovens, despertando a atenção da comunidade para a problemática dos maus tratos infantis.

“Serei o que me deres … que seja amor”, foi o tema da campanha de prevenção de maus tratos na infância, proposto pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), ao qual a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lagoa, o Município de Lagoa, as IPSS´s e os Agrupamentos de escolas do concelho, uniram esforços na realização de várias iniciativas, relembrando a todas as crianças e jovens que “Ser feliz é um dos teus Direitos”.

Pub

Para além da iniciativa de iluminar os edifícios do Município de Lagoa, das Juntas e Uniões de Freguesias, dos Agrupamentos de Escolas e das IPSS´s, também nos postos territoriais da Guarda Nacional Republicana, Centro de Saúde e respetivas extensões do concelho de Lagoa, foram colocados materiais informativos e o cartaz alusivo à temática, alertando para a necessidade de prevenir as situações de violência e maus tratos a crianças e jovens.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a violência é um dos mais graves 'problemas de saúde pública do nosso tempo, quer pela sua dimensão, quer pelas consequências a curto, médio e longo prazo.

O esforço para combater e erradicar práticas violentas, sejam maus-tratos físicos ou psicológicos, compete a todos e a cada um dos elementos da comunidade em que vivemos. Internacionalmente este alerta tem um laço azul como símbolo.

A nível nacional a CNPDPCJ empenha-se na sensibilização para a necessidade de cuidar e proteger os mais novos. Em Lagoa conta com as estruturas da CPCJ, do Município e das entidades com competência em matéria de infância e juventude para este desígnio.

Pub

«Com as iniciativas realizadas, a CPCJ de Lagoa e todas as entidades que colaboraram, pretenderam não só demonstrar o seu compromisso para com a proteção das crianças e jovens, como também, para com a promoção dos seus direitos», sublinha a autarquia lagoense.

Pub
Mais em Sociedade
Município de Sines inaugura monumento a Vasco da Gama

A Câmara Municipal de Sines inaugura, no dia 23 de maio, às 11h00, o novo…

Que todos “aproveitem este Dia da Marinha em Faro”

O capitão-de-mar-e-guerra Fernando Rocha Pacheco nasceu em Penafiel mas há muito tempo que a região…

GNR apreende metais não preciosos em Almancil e constituiu um arguido

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Almancil, ontem, dia 19 de maio,

Dois detidos em Lagoa na posse de 170 doses de cocaína e heroína

Dois homens de 22 e 32 anos foram detidos no dia 18 de maio por tráfico de estupefacientes, no concelho de Lagoa, segundo informação do