Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

HISTORIAL

diariOnline Região Sul, após ter sido alvo de uma reformulação que o trouxe para a atualidade mediática, acompanha a evolução patente nas redes sociais e capta novos leitores. Pode agora congratular-se com acessos que ultrapassam os 15 mil visitantes únicos / dia, permitindo registos estatísticos mensalmente acima os 400.000 visitantes, nos quais se integram quase 300.000 visitantes únicos.

Por exemplo, em setembro de 2018, o diariOnline Região Sul registou 216.434 visitantes únicos, mas perante a afirmação crescente do jornal - dotado de novas dinâmicas e produtos informativos - a captação de novos leitores continuou.

Em setembro de 2019 esse registo subiu, atingindo 292.118 visitantes únicos, número que se integra num espetacular universo de 445.054 visitantes / leitores.

Estes dados confirmam, não só a crescente fidelização de leitores / visitantes, como também demonstram o real crescimento da visibilidade deste órgão de comunicação social que, dia após dia, continua a captar novos aderentes, estendendo-se ao Sul do Alentejo, designadamente aos municípios vizinhos do Algarve, como Almodôvar, Mértola e Odemira.

...

Mas, recuemos no tempo, aos anos noventa, para recordar que o projecto editorial desta empresa de família nasceu a 20 de abril de 1990, com a criação do jornal “Notícias de Almancil”, órgão de periodicidade quinzenal que se manteve até abril de 1993. Nessa data, por “imposição” dos leitores, que solicitavam abrangência regional, foi então criado o jornal “Região Sul”, com a primeira edição datada de 07 de abril de 1993, fundado e dirigido por José Mateus Moreno. A publicação manteve-se quinzenário durante cerca de um ano e, em 23 de junho de 1994 o “Região Sul” passou a Semanário,  assumindo-se desde logo como um dos principais órgãos da informação escrita da região algarvia.

Entretanto, em 1997 com o surgimento das novas tecnologias da comunicação vs Internet, o Região Sul iniciou a sua edição on-line (em 12 de janeiro), com publicação de noticiário regional na rede da Internet uma vez por semana, algo paralela à edição impressa tradicionalmente. No ano seguinte (1999) o “Região Sul” passou a editar a informação diariamente – e poucos meses depois, adoptou por usar a designação “diariOnline” tendo passado a editar os seus conteúdos entre duas a três vezes ao dia, mantendo-se no entanto fiel aos seus princípios e ao Estatuto Editorial que o definia enquanto imprensa regional.

...

A edição on-line revelou-se então preponderante, pela excelente oportunidade que proporcionava aos seus leitores, de poderem acompanhar o pulsar da região a qualquer hora do dia e em qualquer parte do mundo, privilégio do qual os muitos milhares de leitores na região, ou fora dela, davam a devida relevância. Exigia-se mesmo que o diariOnline mantivesse a maior regularidade possível na publicação das notícias do Algarve!… E, não podendo o diariOnline Região Sul abdicar do seu pioneiro protagonismo, até porque era o primeiro jornal regional do País a tomar a dianteira na Internet, no dia 9 de junho de 2001 a sua edição on-line passou a “contabilizar” os seus leitores às dezenas de milhar, oriundos da região algarvia e do estrangeiro, onde eventualmente se encontrassem. O interesse pela publicação multiplicava-se dia a dia e acabaria mesmo por arrastar as demais publicações suas concorrentes para a rede global da comunicação on-line.

Hoje estão todos presentes na Net, não só com os seus sites, como disputam os visitantes nas redes sociais. Enfim, gerou-se a confusão, no bom sentido, claro!... Até porque, com a explosão de páginas nas redes sociais, a multiplicidade de informação a isso conduziu.  As notícias confundem-se por vezes com os post’s mais elaborados e tudo está a ser entendido como informação, pese embora a falta de legitimidade de uma grande maioria para o fazer.

...

Enfim, hoje o diariOnline Região Sul mantém a sua pujança, e é provavelmente o mais procurado pelo seu pioneirismo e pelo rigor informativo que sempre protagonizou.

Refira-se que a anterior renovação estrutural da plataforma ocorreu em Abril de 2007, tendo apresentado uma nova imagem – já com Marca Registada – , novos conteúdos e maior interatividade com os leitores, ao ponto de ser o único jornal on-line potenciado para fazer entrevistas on-line em direto.

Em benefício dos leitores e da Região Algarve que serve, o acesso aos conteúdos informativos do diariOnline Região Sul continuou grátis e assim irá manter-se. Contudo, como a inovação tem sido o grande elemento propulsor deste órgão de comunicação social, uma nova reformulação do projeto editorial surgiu, tendo sido implementada a 31 de janeiro de 2017 associada a um conceito Ambiental de interesse Universal - um desafio pela Reflorestação em benefício do nosso Planeta - temática que ficou registada com a plantação da primeira árvore nos jardins de Vilamoura, dando-se assim início à contagem decrescente de 1 Milhão de Árvores a plantar e que o jornal diariOnline Região Sul se propôs noticiar.

...

Entretanto, devido a uma reformulação do pacto social da empresa proprietária do diariOnline Região Sul, uma nova alteração foi introduzida, tendo o novo sócio da empresa, Francisco Piedade, passado a assumir a direção do jornal, o que ocorreu em 19 de julho de 2018.

Novos conceitos e formatos informativos têm estado a ser introduzidos, permitindo que valências multimédia valorizem os conteúdos e isso tem permitido uma nova forma de evolução. Também, em virtude de novas parcerias, designadamente a que foi estabelecida com a empresa Mar de Histórias, reforçando assim a já existente com a Ideias Frescas,  outras valências têm sido implementadas, sempre com o principal objetivo de oferecer aos nossos leitores a melhor informação e, simultaneamente, facilitar a todos, ainda mais, o acesso à informação. Prova deste nosso propósito é a recente implantação gratuita da 'App diariOnline', a qual permite o acesso do leitor praticamente em simultâneo com a publicação de cada notícia. 

Se achar que o diariOnline Região Sul merece o seu apoio, apenas lhe sugerimos que o recomende aos seus familiares e amigos e que baixe a 'App diariOnline' para o sistema ANDROID ou sistema IOS, se ainda o não fez.

A Direcção

......... abaixo pode ver algumas das mais recentes notícias do diariOnline Região Sul .........