Jornal diariOnline Região Sul

Campanha de Reflorestação – Objectivo 1.000.000 de Árvores

Tal como a Floresta precisa ser renovada, o diariOnline Região Sul também carecia de uma renovação.

Esta era a convicção dos seus criadores e responsáveis, ao decidiram revitalizar o projecto editorial que há dez anos (em fevereiro de 2006) também foi alvo de uma renovação. O jornal Semanário Região Sul, lançava-se definitivamente na Internet, protagonizando uma medida que de certa forma veio também revolucionar a comunicação social regional. Basta observar a sua expressão quotidiana.
Agora uma nova renovação se impunha, a qual teve lugar em fevereiro deste ano (2017).

Mas, tudo começou em 2001 com a edição da primeira versão no espaço cibernético, de certa forma ainda pouco dinâmica, actualizada três vezes por semana, para cerca de um ano depois passar a ser actualizada diariamente. Desde então, ao assumir um posicionamento técnico e editorialmente mais evoluído e compatível com a evolução tecnológica, o diariOnline Região Sul passou a ter também nas redes sociais um protagonismo de preferência, o que lhe valeu alcançar rapidamente um registo de mais de cinquenta mil visitantes únicos.




De fácil consulta e ampla acessibilidade - argumentos que de alguma forma mais têm pesado no enquadramento estratégico da comunicação regional que o diariOnline Região Sul persegue – o actual investimento pretende proporcionar a implementação de uma nova e actuante estrutura de comunicação, de acesso livre e gratuito, promovendo o comércio e a indústria, o desenvolvimento sócio político, o turismo, o ambiente, a cultura, as artes, as tradições, etc… e naturalmente, agora de forma mais incisiva, a Reflorestação do Planeta - temática associada ao presente momento.

Na perspectiva da direcção do diariOnline Região Sul, esta revitalização deve sobretudo estar associada a um ideal de preservação ambiental da Região Algarve em primeiro lugar, mas também do País e de todo o Universo. Nesse sentido, porque os tempos são de mudança, não só é urgente eliminar o excessivo abate de árvores destinadas à indústria do papel (consumido em publicações efémeras), como mais importante ainda será promover a Reflorestação incondicional em qualquer local e em qualquer latitude.

O diariOnline Região Sul foi pioneiro na Internet e nesse suporte se irá manter. Agora mais interactivo, mas também associado à importantíssima necessidade da promoção ambiental de preservação da Floresta, razão pela qual se propõe apoiar a plantação de Um Milhão de Árvores - na Região do Algarve, em Portugal e em todo o Mundo Lusófono.
A contagem decrescente já começou no passado dia 1 de fevereiro de 2017, precisamente em Vilamoura, no coração deste empreendimento turístico de elevada e reconhecida qualidade, onde a preocupação com o equilíbrio ambiental está sempre na ordem do dia. Por isso mesmo, a Administração da Inframoura, EM acolheu o arranque deste projecto de renovação do diariOnline Região Sul, patrocinando a plantação da Primeira Árvore, numa cerimónia simples que também contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Loulé e do Director Regional de Agricultura do Algarve, bem como de representantes do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, da Lusort, da Federação de Caçadores do Algarve e do Zoomarine, entre outros.

Uma linda Oliveira foi plantada no separador central da Avenida João Meireles, em Vilamoura, bem próximo da Praça Cupertino de Miranda - fundador do empreendimento - e de acordo com diversas fontes de informação, a oliveira é detentora de um simbolismo abrangente, de cunho totalmente positivo, sendo associada a aspectos de "paz, fecundidade, vitória, sabedoria, abundância, glória, purificação, força e recompensa".

Prezado Leitor,
Passemos das palavras aos actos!
Se tem conhecimento de um projecto de reflorestação, ou de uma acção congénere, onde quer que se encontre em território algarvio. português ou de matriz lusófona, não hesite contactar este jornal on-line, agora apostado em divulgar e promover o mais possível aquele que será sem sombra de dúvida um meio dos mais principais e indispensáveis para se recuperar o equilíbrio ambiental do nosso Planeta.

José Mateus Moreno
(Director)

........... eis algumas das mais recentes notícias do diariOnline Região Sul .............